O Prefeito Geraldo Garcia anunciou oficialmente na noite da quinta-feira, dia 21 de junho, nas dependências da Sala Giuseppe Verdi, a nova Ponte Estaiada sobre o Rio Tietê, obra confirmada pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, atendendo ao pleito do município. O evento contou com a presença do Deputado Estadual Rogério Nogueira, Vereadores e Secretários Municipais e muitas lideranças sociais da cidade.
 |
Mirante com área de 110m² |
 |
Projeto da Ponte estaiada |
O Secretário da Cultura e Turismo Valderez Antonio Bergamo Silva abriu a noite rememorando o papel vital que as pontes sempre cumpriram no município de Salto, vindo desde as dificuldades enfrentadas ao tempo do fundador para a travessia do Tietê até a ponte atual, inaugurada no governo Adhemar de Barros.
A seguir, o prefeito relembrou a luta pela duplicação da ligação entre Salto e Itu, praticamente pronta. E justificou a necessidade de duplicar também a ponte, sem o que a obra estaria incompleta. Geraldo Garcia agradeceu profundamente a compreensão do governador Geraldo Alckmin, que, há poucos dias, confirmou o grande presente para a cidade de Salto.
O Prefeito detalhou todo o projeto da obra, exibiu imagens artísticas surpreendentes da nova ponte, que será um marco na paisagem de toda a região, falou sobre dados técnicos, além de divulgar também a execução de ponte de ligação sobre o Rio Jundiaí. “A nova ponte desafogará o trânsito local, que atualmente recebe grande fluxo de veículos e terá ainda papel turístico, com a construção de um mirante, com vista para o Rio Tietê e toda a cidade. Será construída ao lado da atual, aproveitando a ilha fluvial que existe sobre o rio, desembocando no bairro da Barra, constituindo um binário com a antiga ponte”, acrescentou.
Durante o anúncio, o Prefeito Geraldo fez questão de cumprimentar pelo trabalho e dedicação ao projeto, o Deputado Estadual Rogério Nogueira, o ex-Secretário de Governo Gilmar Mazetto e a Gerente Municipal de Convênios Anita de Moraes Leis, parceiros constantes nas inúmeras reuniões junto ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem e ao Palácio dos Bandeirantes, onde um book, contendo todo o detalhamento do projeto a ser executado, foi entregue e apresentado ao Governador Alckmin.
Geraldo Garcia lembrou ainda da luta pela duplicação da Rodovia da Convenção, sendo que de nada adiantaria uma rodovia duplicada se a atual ponte, que dá acesso à cidade de Salto, e que hoje não comporta o fluxo de veículos, não fosse também duplicada; e informou todo o trabalho já realizado, como o projeto elaborado pelo DER os serviços complementares como a sondagem de solo, contagem eletrônica de veículos, levantamento topográfico, geometria viária e licenciamento ambiental. “A Ponte Estaiada é um presente maravilhoso para toda a população saltense no mês em que a cidade comemora 314 anos de fundação”.
Ponte Estaiada sobre o Rio Tietê:
• Extensão total de 227,70 metros (composta de dois trechos de acesso em estrutura convencional e um trecho de obra estaiada com 126 m de extensão);
• Largura da faixa de rodagem - 9 metros (2 faixas de 3,5 metros e 2 faixas de segurança de 1m cada);
• Ciclovia de 2,00 metros de largura e um passeio com largura útil de 1,60 metros;
• Mastro de estaiamento terá aproximadamente 36,50 m de altura, no topo do mastro, um mirante com área de 110 m².
Ponte sobre o Rio Jundiaí:
• Extensão total de 53,80 metros;
• Largura da faixa de rodagem - 9 metros (2 faixas de 3,5 metros e 2 faixas de segurança de 1m cada);
• Ciclovia de 2,00 metros de largura e um passeio com largura útil de 1,60 metros
Estimativa de custos:
• R$ 23 milhões